quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Sondagem Fevereiro

Com base na sondagem efectuada este mês podemos concluir que 56% dos votantes acham que o elemento técnico mais importante num Dj é a sua boa escolha musical. Dos outros elementos menos votados é de salientar que "A alegria que o Dj transmite ao público" é um elemento técnico quase tão importante como o elemento vencedor.
Para terem uma noção do que é um Dj deixo-vos uma definição bastante completa.


Um disc jockey (DJ ou dee jay) é um artista profissional que seleciona e toca as mais diferentes composições previamente gravadas para um determinado público alvo, trabalhando o seu conteúdo e diversificando o seu trabalho nas pistas de dança de clubes, boates, discos, etc.
O termo disc jockey foi primeiramente utilizado para descrever anunciantes de rádio que introduziam e tocavam discos de gramofone. O nome foi logo encurtado para DJ. Hoje, diante dos numerosos factores envolvidos, incluíndo a composição escolhida, o tipo de público alvo, a lista de músicas, o meio e o desenvolvimento da manipulação do som, há diferentes tipos de DJs, sendo que nem todos usam na verdade discos. Alguns podem tocar com CDs, outros com laptop (emulando com softwares) como Traktor Final Scratch, Virtual DJ, Serato Scratch Live e DJ Decks), entre outros meios. Há também aqueles que mixam sons e vídeos.
O DJ é, no fim de contas, um animador de eventos. Este deve conhecer as músicas o suficiente para saber como e quando mixá-las, deve sentir a vibração do público que o está a ouvir e saber mudar o estilo na hora certa para que a pista não esvazie. Deve ser o mais animado possível, de modo a cativar o público com a sua alegria, e deixar bem claro qual é seu estilo ou tendência musical.

Sem comentários: